Busca no Blog


Categorias

Agenda de Cursos de Aromaterapia em Curitiba
Blog As Melhores Partes dos Livros que Li


Comentários

  • Most Popular Posts


  • Núvem de Tags

    Aromaterapia aromatização de ambientes aromatologia asanas autoconhecimento ayurveda budismo Citações crudivorismo culinária cursos de aromaterapia direito animal espiritualidade formação formação em aromaterapia formação em yoga hinduísmo iyengar yoga livros mantras marketing olfativo massoterapia meditação naoetaodificil orgânicos perfumaria psicoaromaterapia raw food relaxamento resenhas retiros sânscrito terapia natural terapia vibracional vegan Vegetarianismo vegism videos xamanismo Yoga yoga curitiba yoganidra Índia óleos essenciais óleos vegetais

    Video da entrevista com Dr. Sergio Puppim sobre óleo de coco

    Postado às 12:28 do dia 11/11/09

    Dr. Sérgio Puppim, nutrólogo (CRM/RJ 52133209), é um dos que mais vem divulgando o consumo da gordura do óleo de coco em nosso país. Outro médico nutrólogo, Dr. Márcio Bontempo, também divulga e escreveu um livro sobre o assunto: O Poder Medicinal do Óleo de Coco.

    No video abaixo, com trechos da entrevista que Sergio Puppim concedeu ao programa Alternativa Saúde, do GNT, ele fala sobre os benefícios e malefícios da ingestão dos vários tipos de gordura, citando das insaturadas às saturadas, passando pela pavorosa gordura trans e chegando na maravilhosa gordura de coco.

    Aliás, depois que você assistis ao video, quero que dê uma passadinha na sua despensa para ver nos rótulos dos produtos tudo que possui gordura vegetal. Quase nada hoje em dia menciona que a gordura vegetal usada é a trans (hidrogenada), certo? Quero saber por quê? Não, não é porque Kraft, Nestlé, Perdigão, Unilever e as mil outras que vendem biscoitos se concientizaram e deixaram de usar gordura hidrogenada trans.

    O que acontece, e isso é um dos maiores absurdos da ANVISA que já se viu, é que as indústrias não precisam mais especificar no rótulo se a gordura vegetal que estão usando é ou não hidrogenada. Além disso, na análise do produto, eles podem escolher que tamanho de porção enviar para o laboratório, de forma a analisar uma porção que tenha pouca gordura trans, de tal maneira que a porção contenha índices que possam ser arredondados para 0 (zero). Viu o esquema? Se você como só aquela porçãozinha, você está ingerindo teores mínimos de trans; se comer o pacote todo, toda a gordura trans que foi sendo somada de pacote em pacote. Agora, se comer isso pelo resto de sua vida, como a gordura trans não sai do corpo, então, meu amigo, você tem um monte dela em seu sangue, causando-lhe inúmeras doenças, entre outras, câncer de mama, de próstata, colesterol alto e diabetes.

    Triste. Mais triste é que não nos mobilizamos civilmente para exigir alterações nesta regulamentação da ANVISA. Mas, como consumidor, você pode preservar sua saúde deixando de comprar qualquer produto que contenha gordura vegetal no rótulo e não seja específico se se trata de hidrogenada ou interescificada.

    É isso. Veja o video do Puppim. É bem legal.

    Vegs abs, Mayra.

     

    Bem, agora que viu o vídeo, você talvez queira comprar o óleo de coco. Em Curitiba, você encontra no Mercado Municipal, na loja Pop House (Centro), na Chá com Mel (Juvevê), na Canteiros (Mercês) e em um monte de outros lugares. Normalmente, tenho para vendê-lo aqui no estúdio também. Há duas marcas no mercado, Copra e Theraherb (este, orgânico certificado). Infelizmente, os produtores destes óleos cobram preços abusivos porque têm exclusividade quase garantida no mercado. A produção nacional fica em Alagoas. No exterior, as Filipinas produzem bastante óleo de coco e, quando chegar em nosso mercado, vão baixar os preços dos nacionais.

    O óleo de coco (coco da praia) é extra-virgem e seu aroma é intenso. Na comida, alguns podem não gostar muito. Por isso, na aromaterapia recomendamos o uso do óleo de palmiste que, embora refinado, mantém todas as propriedades e não tem um odor tão característico de coco assim. Aliás, além da variedade palmiste, também existe o óleo de coco babaçu e dendê. Todos igualmente bons.

    13 Comentários / Aromaterapia, Dicas de Consumo, Terapias Naturais, Vegetarianismo, Vídeo

    Existem 13 comentários até agora. Comente

    1. Por Celia Alves as 13:57 do dia 09/09/2010

      Adorei o texto. Acredito que o interessante é parar de comer as bolachinhas e optar mais pelas verduras, frutas e grãos. Enfim evitar o máximo as comidas prontas, que sempre precisam tambem de inúmeros conservantes pra durar tanto.

    2. Por CLEIDE CAMPANER as 19:42 do dia 11/02/2012

      ADOREI A ENTREVISTA E QUERO ME BENEFICIAR COM O PRODUTO,COMO FAÇO PARA ADQUIRIR O OLEO DE COCO DE BOA PROCEDENCIA E COMO OBTER RECEITAS PARA UTILIZAÇÃO NA CULINÁRIA

    3. Por mayraccastro as 17:25 do dia 13/02/2012

      Olá, Cleide. Eu compro o óleo de coco, palmiste e babaçu em Curitiba na loja Canteiros (Mercês) ou na loja Sensorial Bazaar (Alto da Glória). Quanto a receitas, já vi um livro que acho que se chama Tudo Sobre Óleo de Coco para vender. Ao lado da Canteiros existe uma livraria chamada Mahatma onde com certeza você poderá encontrá-lo ou encomendá-lo. Um abraço, Mayra.

    4. Por Elizete as 23:51 do dia 02/04/2012

      Boa Noite

      Adorei a entrevista, me esclareceu muitas duvidas referente ao óleo de coco.Venho tomando o óleo de coco a um mês e estou muito feliz com os resultado, claro que mudei a dieta e também faço academia 4x por semana, já senti que reduzi alguns centímetros e meu intestino está ótimo.
      Um abraço a todos
      Elizete

    5. Por mayraccastro as 14:10 do dia 03/04/2012

      Que bom, Elizete. Fico super contente com este seu relato. Um abraço fraterno! Mayra.

    6. Por olivia as 13:53 do dia 11/04/2012

      Por olivia as 13:50 do dia 11/04/2012
      Comecei a tomar o oleo de coco extra virgem , no quarto dia quase morri de dor nas costas, até entao fiquei sem saber o que era,fui ao medico e foi constatado que era rins e que alguma coisa estava fazendo mal e inxando meus pés e fazendo pouco xixi, parei e pensei que fosse o oleo de coco pois nunca tinha sentido isso antes, parei de tomar e fui melhorando a cada dia , e com meu marido aconteceu o mesmo depois de 15 dias que estava tomando na esperança de emagrecer teve que parar…..entao estou pesquisando o oleo de coco faz mal aos rins???? ja ouvi algumas pessoas falarem que faz muito mal para os rins,,, queria uma resposta certa de quais os maleficios do oleo de coco ou será que nao estava tomando na dose certa???? uma colherinha de manha e a noite e isso mesmo????

    7. Por mayraccastro as 11:58 do dia 13/04/2012

      Olívia, a informação que você me dá é inédita. Por isso, postei sua mensagem ao Grupo de Estudos de Aromaterapia do IBRA, do qual participam mais de 1000 terapeutas, entre eles o próprio Fabian Laszlo, mas também terapeutas holísticos, nutricionistas, acupunturistas e até médicos e ninguém também nunca ouviu dizer sobre um efeito nocivo do óleo de coco sobre os rins. Por isso, preciso que você me responda àquele email particular que lhe enviei, pois é importante saber qual a marca de coco que você utilizou. Por outro lado, inchaço e dores no corpo é um quadro subclínico de hipotiroidismo. Há pelo menos três artigos científicos mostrando que o óleo de coco é regulador da tiroide. Já o pó retirado do mesocarpo do coco pode interferir negativamente na tiroide, mas o pó não deveria estar presente no óleo de coco. Finalmente, há artigos que mostram que o óleo de coco é protetor dos rins. Seria muito importante que exames de ureia, creatinina em 24 horas e no sangue, ácido do úrico e urina do paciente confirmassem que se tratava de um distúrbio renal no momento em que vocês ingeriam óleo de coco. Além disso, são dois organismos diferentes que apresentaram o mesmo sintoma. Diante do exposto, ainda fica a dúvida: será que não teria sido algo na dieta de ambos ou algo no próprio óleo de coco? Não estou dizendo que vocês devam voltar a consumir o óleo, mas estou dizendo que nada indica que o óleo causou estes sintomas, que são genéricos, a menos que aqueles exames tenham sido feitos à época. Se quiserem ir a fundo, vocês teriam que procurar um médico ou um médico nutrólogo e pedir que ele acompanhasse a ingestão do óleo (sabendo que é óleo de boa procedência) concomitante ao acompanhamento da dieta de vocês.
      De qualquer forma, agradeço imensamente seu contato, pois trabalhamos com isso e vamos continuar pesquisando para saber mais a respeito e acompanhar para ver se aparecem mais casos. Mas, por favor, me retorne com as informações que lhe pedi por email e então posso lhe passar os artigos científicos que mencionei.
      Um abraço, Mayra.

    8. Por Fabi as 17:04 do dia 29/04/2012

      Tomo 4 capsulas de óleo de côco por dia. Em 1 mês e meio emagreci 6kg, ganhei cintura, durmo menos e tenho maior disposição para me exercitar. Tinha muitas dores nos rins e infecçoes urinárias antes de tomar o óleo, agora parece que até isso não tenho mais. Estou muito feliz com os resultados. Gostaria de saber se posso tomar por longo período e se também posso substituir o óleo de soja pelo de côco ou seria exagero. O óleo de côco possui algum malefício? E quando eu parar de tomar, oque vai acontecer?

    9. Por adilson as 20:59 do dia 08/05/2012

      gostaria de saber se o oleo de coco prejudica os risn.

    10. Por mayraccastro as 17:05 do dia 15/05/2012

      Oi, Adilson. Não, pelo contrário, protege. Um abraço, Mayra.

    11. Por xuxuasneger as 00:33 do dia 16/07/2013

      Por gentileza responda a pergunta da Fabi acima pois é de meu interesse, obrigado.

    12. Por mayraccastro as 15:56 do dia 17/07/2013

      Bem, xuxuasneger, tudo que é em exagero faz mal. A diferença entre veneno e remédio é dosagem. Mas entre consumir óleo de cozinha todos os dias (girassol, milho, canola, arroz) e consumir algum óleo de coco, melhor consumir óleo de coco (extra-virgem ou refinado sem solventes). Mas é sempre indicado fazer qualquer tratamento nutricional com um profissional da área, nutricionista ou nutrólogo, além de acompanhamento com endócrino.
      Um abraço, Mayra.

    13. Por mayraccastro as 15:56 do dia 17/07/2013

      Respondido!

    Spam Protection by WP-SpamFree


    Separador
    Canais
    Separador
    Canais Canais Canais
    Canais Canais
    Canais
    Separador

    Assinatura

    Preencha o formulário abaixo para assinar gratuitamente nossa newsletter.

    Nossa política de privacidade é rigorosa e mantém seu endereço de email 100% seguro.

    Diário Em Off: crônicas de quando a mente não medita.

    Twitter


    Vídeos

    veja mais

    Áudio


     

    Para a compra de qual óleo essencial você está economizando? (Escolha até 3.)

    Ver Resultados

    Carregando ... Carregando ...